A Pousada Santa Vila

Pousada na Serra do Cipó

Em meio a uma natureza exuberante de beleza única, idealizamos esse refúgio, onde se revelam o charme e bom gosto de espaços que o convidam a se integrar a um paraíso verde. Cada tijolo, cada detalhe pensado, cada objeto no seu lugar, a janela baixa dando vista às pedras e à mata, o som do riacho correndo vasto; tudo isso revela gestos de amor emprestados a cada canto da vila, conferindo-lhe identidade genuína. A proximidade com a natureza em uma área de 7000 metros de árvores nativas do cerrado numa vegetação deslumbrante oferece um incrível ambiente de relaxamento para renovar as energias do corpo e da alma.

A Santa Vila se enche de graça para recebê-lo! Com uma localização privilegiada a Pousada Santa Vila está a 300 metros do Rio Cipó e conta com a proximidade de quatro importantes cachoeiras da região sendo uma delas a belíssima Cachoeira Grande, e também a uma distância de 4 km do Parque Nacional da Serra do Cipó.

Anfitriã: Jussara de Oliveira

Em uma área de 7.000 metros foi construída inicialmente uma casa central, à beira de um riacho com uma pequena cachoeira. Com o crescimento dos filhos e mudança para fora do Brasil veio a ideia de hospedagem, atendendo inicialmente pedidos de amigos.

Com a demanda crescente construímos inicialmente cinco acomodações externas de forma que a Santa Vila cumpra o que acredita e cultive como meta: preservar, acolher e cuidar de forma que os que aqui hospedam retornem mais descansados e fortalecidos.

Sou bióloga e ambientalista, morei fora do Brasil a trabalho, na África e antes na Amazônia. Tenho dois filhos, ambos casados, um deles mora em Londres e a outra em BH.

Estou reescrevendo a minha história.

A Santa Vila, está inserida em uma área de APA (Área de Preservação Ambiental) onde existe o Parque Nacional da Serra do Cipó, com uma vegetação exuberante e os campos rupestres. Segundo o paisagista Burle Marx, a Serra do Cipó, é considerada o Jardim do Brasil, pela enorme variedade de espécies botânicas.

Me dedico as causas que acredito e sou intensa naquilo que faço! Transito entre BH e a Serra do Cipó, aqui com riachinho no quintal e cercada de quatro lindas cachoeiras! Como meu filho mora fora do Brasil, a 15 anos viajo para visitá-lo e conhecer lugares novos. Estive recentemente em Bali, Cingapura, Verona, Paris, Londres… conheço também muitas regiões e cidades brasileiras para onde fiz viagens à trabalho.

Ter um hóspede é para mim algo que me encanta, porque as pessoas trazem consigo suas experiências de outros lugares e também nos permitem compartilhar o que cuidamos com amor!

O jardim da Santa Vila possui espécies nativas da Mata Atlântica e do Cerrado, onde circula uma diversidade de pássaros dizendo aos que aqui chegam, descanse, relaxe, entregue-se!

Estamos a 300 m da portaria de uma das mais bonitas cachoeiras da Serra do Cipó, a Cachoeira Grande. Linda e de fácil acesso, distante 900 m do asfalto. Uma paisagem maravilhosa e um presente para os olhos e os sentidos!

Serra do Cipó, terra de répteis e de uma rica fauna e uma endêmica flora, localiza-se na cadeia do Espinhaço e está distante a apenas 100 Km da capital mineira. Muito procurada por aqueles que gostam de esportes de aventura e amam a natureza.